podia ser mais um se não fosse para ti.

 

Eu sou a Joana, irmã que também se acha quase mãe da Carolina, a quem ela pediu para hoje fazer  um discurso. Quem me conhece sabe que me podem pedir uma apresentação de um momento para o outro, uma substituição de alguém sem grande preparação, mas provavelmente não imaginam que este foi, até hoje, o pitch que me tentou a dizer que estava sem voz…. Não consegui J

Para gerir expectativas, não trago uma história de guerra contada na primeira pessoa, nem a leitura de um excerto literário adaptado à ocasião, apenas algumas palavras de mana mais velha, e de actual recém cunhada.

Um dia, disse-me a nossa bisavó, a propósito de um primeiro namorado a sério: “o que é preciso é que sejam muito amigos”. Confesso que, no alto dos meus 20 anos, achei a observação bonita, diferente, mas só isso.

É preciso viver para compreender algumas coisas.

Ao longo dos anos houve diversas circunstâncias em que dei por mim a relembrar e a reflectir sobre aquelas palavras. A vida e a experiência levaram-me a comprovar na primeira pessoa a magnificência do seu significado, e a guardá-las na minha caixinha das mais belas verdades sobre o amor.

O amor, independentemente das definições e propósitos que lhe possamos atribuir, na minha opinião, e roubando a citação a um dos meus escritores portugueses de eleição, serve para perder o medo, mas só se desenvolve, só se solidifica e se transcende quando enraizado numa base sólida de um outro sentimento: a amizade. A amizade pura, desinteressada, a única que realmente importa.

Carolina, Hugo, vão existir fragmentos de tempo, momentos, dias, bons, outros mais exigentes… lembrem-se que, se caminharem de mãos dadas, a travessia fará sentido de cada vez que olharem para trás para a contemplar e para reposicionar o vosso futuro.

Por isso cuidem um do outro, confiem, arrisquem, riam-se muito, chorem juntos, sonhem, zanguem-se, desafiem-se, mas sejam sempre amigos - respeitem este sentimento que vai fortalecer o vosso amor.

Continuo a acreditar que a vida sabe melhor quando partilhada. Eu que vos tenho visto crescer como pessoas e como casal tenho uma grande admiração por cada um e pelos dois, e sei que farão o melhor desta partilha.

Desejo-vos o mundo e todas as felicidades abençoadas – eu cá estarei, hoje e sempre, por perto.

18 Setembro 2020, Casamento Carolina e Hugo.

 

 


0 Comentários