de há 7 anos atrás.

as mães têm super poderes. há umas que os descobrem mais cedo que outras. eu descobri um dos meus há 7 anos atrás. neste dia achaste que tinha chegado a altura de conhecer o mundo cá fora. faltavam ainda dois meses para a inauguração oficial da tua vida. e da minha como mãe. vá-se lá saber o que te passou pela cabeça  para começares a dar sinal do que tinhas decidido. posso ralhar-te pelo pavor que que fizeste sentir. posso zangar-me por nos terem internado neste dia naquele ano naquele sítio numa semana muito distante da que era para ser. posso até pôr-te de castigo se me der ao trabalho de recordar o quão impotente me fizeste sentir. eu a futura tua mãe. a ter que ter calma por ti quando estava apavorada. eu a futura tua mãe a ter que tomar decisões difíceis para ti sem compreender nenhum dos termos médico que saiam da boca de uma bata branca. eu a futura tua mãe a ter que o ser ainda sem fazer puto ideia  do que isso significaria para além do que lera. até então. naquele dia o ser mãe passou a ser real. com tudo o que isso teve de bom e de menos. posso falar-te nisso mas quero antes ficar com o lado colorido deste estágio forçado e partilhá-lo assim. recordar com carinho o quão mais próximos ficámos um do outro até ao desafio final. eu conversava contigo. muito. ouvíamos música para relaxar. pedia-te para teres paciência. ao mesmo tempo que Lhe pedia que não obstante o desígnio escolhido tudo corresse pelo melhor para ti. o resto eu aguentaria. no mais fundo de mim sei que me ouvias. fomos muito acarinhados com  a presença  de pessoas do coração. aprendemos que por pior que pensemos estar devemos ter força para ajudar quem está no mesmo pelo mesmo ou semelhante. a maria que queria que o filho se chamasse sócrates a quem opinámos que mais valia jogar pelo seguro não fosse o rapaz não gostar do homónimo. a ana com quem nos aborrecíamos porque para além de comer às escondidas quando as luzes se apagavam ainda nos acordava de boca cheia com ânsia de conversa. a teresa com quem brindávamos a coragem de não ter desistido de lutar após anos de tentativas falhadas e que tinha três seres a crescer e a manter. deste-me tempo para descobrir os botões que accionam a minha capa. a que te protege desde então. as mães têm super poderes mas são os filhos que lhos concedem quando decidem que chegou a hora certa. ui se são. obrigada pelos que me deste. fazem de mim uma pessoa melhor todos os dias. uma mulher mais forte. uma mãe mais equilibrada. assim espero. como tantas outras mais. joanas e marias e anas e teresas e... 



0 Comentários