a minha mãe fez anos ontem


a minha mãe fez anos ontem. não interessa quantos. interessa como. das mais variadíssimas formas e cores e humores. como todos nós com a diferença de que é da minha mãe que falo. a minha mãe é mãe de nós as duas. não sei se o seu maior desafio. mas atrevo-me a dizer que um dos. pelo tempo de diferença entre a primeira e a segunda maternidade. por-tudo-o-que-nós-sabemos-mas-que-não-posso-contar-porque-a minha-mãe-não-iria-gostar-e-a-minha-irmã-idem. de tradicional pouco ou nada. continua a desafiar-nos todos os dias. porque há que saber viver e sobreviver. zero tupperwares. casacos e malas para qualquer ocasião. e literatura em compensação. se a caricaturasse estaria a cirandar serena sob um olho de um furacão. forte. confiante. humor difícil de entender. audaz nas decisões. tenaz no uso das palavras. a verdade sempre. sem alienação de responsabilidade. ensinou-nos o princípio. bebemos-lhe a essência. a acenar sem dar logo a mão. nos piores momentos da minha vida foi a ela quem chamei. espero que o meu filho me chame também. assim é a minha mãe-mãe. a minha mãe é professora desde sempre. de português bendito. de meninos e meninas. uns de agora. outros de outros tempos. muitos. daquelas dedicadas à nobreza da profissão. ensinar cada um a aprender. sendo que cada um requer um método per si. não há meninos iguais. gabo-lhe a coragem de nunca se cansar de ir pelo caminho menos fácil. espero que o meu filho se cruze com professores assim. dos que insistem em ver mais além. porque mesmo escondida está lá uma justificação para tudo. bons e menos bons comportamentos. haja também tempo para insistir. coração para sentir. atitude para escutar. tomar conta. agir. assim é a minha mãe-professora. a minha mãe é avó. nas palavras do neto: “a avó tem óculos. usa muitas pulseiras. é magrinha mas diz que é gorda. mas eu acho que não. a avó gosta de comer bolos. cozinha muito bem. a avó é muito querida para mim porque é simpática. não faz nada mal. em santa cruz a avó fez um bife que eu gostei muito. à noite sempre que estou com ela conta-me uma historia. a avó sabe sempre tudo o que eu pergunto. de trabalhos de casa de português e outras coisas. é meiguinha. gosto de brincar com a avó com jogos de tabuleiro. mas gosto mais de brincar com a avó com coisas que eu recebo no natal”. enquanto narra sorri. espero que um dia um meu neto me conte com a mesma ternura na voz. assim é a minha mãe-avó. a minha mãe fez anos ontem. eu escrevo hoje. apesar de a pontualidade ser meu forte e não dela. este ano sou eu que chego depois. “não me levem tão a sério”. só neste dia deste ano. neste em que ao contrário dos anteriores acordaste cheia de vontade de celebrar. a minha Mãe com direito a duas letras maiúsculas porque é a Mulher mais fantasticamente consistente na sua forma de ser e estar que conheço. parabéns sempre. com pablo e sophia. lareira e mar. perfume e golas altas. água natural e nós.



1 Comentários