e se fosse eu?

de seu nome teresa. entrou esbaforida. preciso de ajuda. não era comigo mas fiquei atenta. ou não seria eu. pensei que fosse um problema. e era para a teresa. tive agora uma proposta de estágio para madrid. mas tenho também uma multinacional atrás de mim. ah e uma startup onde já trabalhei. gostava de ir para madrid. quero muito viajar. conhecer novas culturas. teresa com ânsia de aventura. inquieta. a saltitar entre duas cadeiras como se estar numa só fosse pouco. devia ir para a multinacional. para aprender. preciso de aprender. dizem que é uma grande escola. teresa a ser racional. provavelmente a ouvir os pais. penso. ah mas eu não ia gostar nada daquilo. nada. mas preciso. teresa a serenar. já confinada a uma só cadeira. o que gostei mesmo foi da startup. gostei tanto. e agora querem que volte. e agora tenho que escolher. e não consigo escolher. e dava tudo para escolherem por mim. teresa já fora das duas cadeiras. num frenesim de cruza pernas descruza pernas. agita os braços enquanto fala. é-lhe difícil estar quieta no meio de tanto desassossego. teresa como quem canta. teresa encanta. uma energia que contagia. um sorriso que conquista. se fosse eu o que faria? teresa astuta tenta assim. não posso dar essa resposta. que idade tens? 22. tão pouco tempo até aqui e tanto ainda para vir. sabes que não tens um problema? problemas são aquelas coisas para as quais não há solução. porra que pareço o meu pai a falar. e como me irritava quando mo dizia. mas teresa não se parece incomodar com a provocação. agita-se mais uma vez. olha-me nos olhos. tens 3 boas possibilidades. muito boas mesmo. agora é pensar e tomar uma decisão. faz uma lista teresa. de um lado as vantagens de um outro as desvantagens de cada hipótese. mas uma coisa muito importante. quando pensares nestas vantagens e desvantagens tem presente o que te faz feliz. teresa não diz nada. noto que se admira. como não pensar nisso? daqui a uns anos na mesma situação a fazer a mesma lista vais eventualmente ter que incluir outros critérios. família, casa, encargos. coisas mais chatas. coisas que te vão afetar a variável felicidade. para melhor espero. mas que alterarão a análise. teresa com as mãos no cabelo. ajeita a écharpe já de pé. olhos grandes. cabe tanto naqueles olhos. é que eu gosto de tantas coisas que não sei. apareceu tudo ao mesmo tempo. já viajei e adorei. quero continuar. ir, voltar, ir, voltar. mas também quero aprender para crescer e ser alguém. mestrado. não me posso esquecer. mas ali não me vejo. foi o máximo no outro sitio. trabalhava com adrenalina. fala a uma velocidade incrível. com alegria. era brutal. teresa a ser millennial. tenho a certeza de que é inteira em tudo o que faz. que será feliz se seguir o instinto. se se ouvir como a ouvi. no alto do seu desconcerto concertado. o que te faz feliz? ouve-te. mas se fosse eu? seria eu em outro tempo. e isso muda tudo. não comparamos maçãs com laranjas. se fosse eu tu hoje? provavelmente a mesma que ainda não sabes.


0 Comentários